Terapia Ocupacional

Atendimentos

Unidade Taubaté
Unidade Pindamonhangaba

Horário

Segunda - Sexta
Manhã 07:30 - 12:00
Tarde 13:00 - 17:20

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é um serviço em saúde realizado por profissionais Terapeutas Ocupacionais com objetivo de promover o desempenho ocupacional de pessoas que em decorrência de alguma lesão, trauma ou transtorno não desenvolveram como era esperado, ou perderam, sua autonomia e independência para realizar atividades cotidianas.

Os terapeutas ocupacionais trabalham para promover, manter e desenvolver as habilidades necessárias para que os clientes e que sejam funcionais no ambiente escolar, na comunidade e também em seu dia a dia.

Ao longo da vida exercemos vários papéis ocupacionais, por exemplo; Papel ocupacional de criança, adolescentes e adultos são diferentes em suas potenciais habilidades para desempenhar e se ocupar de atividades. Papel ocupacional de filho, irmão, cidadão, pai, mãe, vó, vovô, profissional, empresário, etc. Cada um desses papéis possui um repertório diferente de atividades e com certas responsabilidades esperadas. E, são essas as contribuições de um Terapeuta Ocupacional em uma equipe multidisciplinar ao avaliar as habilidades e necessidades físicas, sociais, emocionais, sensoriais e cognitivas dos seus clientes.

TERAPIA OCUPACIONAL EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL

No caso do autismo, um terapeuta ocupacional trabalha para desenvolver habilidades de coordenação motora, habiliddes de brincar, atividades de vida diária e atividades de vida prática muito importantes em diversos papéis ocupacionais.

O papel fundamental na terapia ocupacional em Integração Sensorial é avaliar e direcionar os déficits de processamento sensorial da criança. Isso é benéfico para remover as barreiras que levam ao aprendizado. Os TOs que trabalham com crianças que têm um distúrbio de processamento sensorial, geralmente têm Certificação em integração sensorial, podendo atuar sob supervisão de um profissional já certificado e qualificado para isto.

A terapia de integração sensorial baseia-se na suposição de que a criança é “super estimulada” ou “sub estimulada” pelo ambiente. Portanto, o objetivo da terapia de integração sensorial é melhorar a capacidade do cérebro de processar e acomodar as informações sensoriais de forma correta. É comum e ideal que os Terapeutas Ocupacionais façam orientações aos pais e escola sobre a importância de uma pessoa autista seguir uma dieta/estilo de vida que beneficie o processamento sensorial.

Uma dieta/estilo de vida sensorial é um plano de atividades especialmente projetado para as necessidades de cada criança que inclui atividades sensoriais para melhorar o foco, a atenção e promover a regulação sensorial da criança. Com a dieta sensorial o sistema nervoso tende a se organizar melhor e, portanto, auxilia a atenção e o desempenho da criança. Os terapeutas ocupacionais elaboram um circuito sensorial: um programa de atividades que ajudam as crianças a alcançar um estado “pronto para aprender”. Os circuitos sensoriais são uma série de atividades projetadas especificamente para despertar todos os sentidos. Eles são uma ótima maneira de energizar ou acalmar as crianças no dia a dia.

SALAS E SESSÕES DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA SOMOS SINGULAR

É claro que isso depende das necessidades de cada criança, o que para nós aqui na Somos Singular é levado a sério e por isso investimos muito na formação, na supervisão e nossas salas estão devidamente equipadas para atender com qualidade gerando resultados extraordinários para nossas crianças.

Os recursos precisam ser constantemente higienizados e cuidadosamente pensados para atender cada caso. Nem sempre é preciso ficar somente na sala de integração sensorial, pois outros sentidos e vias sensoriais podem ser estimulados em circuitos no ambiente ao ar livre ou em conjunto com profissionais da Fonoaudiologia, Musicoterapia, Fisioterapia e ou Nutrição. Contudo, essa decisão passa pelo profissional de Terapia Ocupacional ao avaliar a necessidade de cada criança e inclui determinadas atividades, locais e sessões transdisciplinares cujo objetivo está presente no Plano Terapêutico de atividades que irão beneficiar cada cliente atendido.

Nossas sessões tem duração de 50 minutos a 1 hora, sempre com assentimento do cliente usando suportes ou sistemas de comunicação no atendimento caso essa seja a necessidade de cada criança.

Outros Serviços

Terapia Aba

Terapia Aba

Musicoterapia

Musicoterapia

Consultoria Escolar

Consultoria Escolar

Treinamento de Pais

Treinamento de Pais

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Nutrição

Nutrição

Fisioterapia

Fisioterapia

Avaliação Comportamental

Avaliação Comportamental